Pequenos Frutos

A cultura dos pequenos frutos (morango, framboesa, mirtilo, amora e groselha) tem hoje uma expressão importante em Portugal. A disponibilidade dos pequenos frutos durante o ano inteiro e a sua inclusão nos hábitos alimentares dos consumidores é já uma realidade, o que tem conduzido ao seu maior consumo.

O país possui excelentes condições de solo e clima para a produção das diferentes espécies de pequenos frutos, diferindo as tecnologias de produção consoante a região de produção.

Na cultura de pequenos frutos, o desenvolvimento de novas tecnologias de produção e a adaptabilidade de outras tem evoluído.

Sendo os pequenos frutos bastante perecíveis, a qualidade pós-colheita assume um papel preponderante na fileira.

Com base na investigação e experimentação tem-se adotado o uso de plásticos biodegradáveis nas culturas do morango e da framboesa, o que conduz à melhoria da produtividade das culturas e redução do custo ambiental.

A atenção dos consumidores, nos últimos anos, em escolher alimentos aliados à melhoria da saúde e bem-estar impulsionaram fortemente a investigação na qualidade nutricional e dietética dos pequenos frutos, à colheita e pós-colheita, e nos efeitos benéficos na prevenção de doenças humanas.

Medidas de Apoio no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural – Continente PDR 2020:

Portaria n.º 230/2014 de 11de novembro –  Estabelece o regime de aplicação da ação 3.2, «Investimento na exploração agrícola» e da ação 3.3, «Investimento na transformação e comercialização de produtos agrícolas» da Medida 3, «Valorização da produção agrícola», do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente, designado por PDR 2020.

PDR 2020 – Medida 3. Valorização da Produção Agrícola

  • Ação 3.1. Jovens Agricultores

Operação 3.1.1. Jovens Agricultores

  • Ação 3.2. Investimento na Exploração Agrícola

Operação 3.2.1. Investimento na Exploração Agrícola

Operação 3.2.2. Pequenos Investimentos nas Explorações Agrícolas

  • Ação 3.3. Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas

Operação 3.3.1. Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas

Operação 3.3.2. Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização

Portaria n.º 25/2015de 2015-02-09 - Estabelece o regime de aplicação da ação n.º 7.1, «Agricultura biológica», e da ação n.º 7.2, «Produção integrada», ambas da medida n.º 7, «Agricultura e recursos naturais», integrada na área n.º 3, «Ambiente, eficiência no uso dos recursos e clima», do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente, abreviadamente designado por PDR 2020:

  • Medida 7. Agricultura e Recursos Naturais
    • Ação 7.1. Agricultura Biológica

Operação 7.1.1. Conversão para a Agricultura Biológica

Operação 7.1.2. Manutenção em Agricultura Biológica

    • Ação 7.2. Produção Integrada

Operação 7.2.1. Produção Integrada

    • Ação 7.4. Conservação do Solo

Operação 7.4.2. Conservação do Solo – Enrelvamento da Entrelinha de Culturas Permanentes

Para mais informações consultar: