Produção e Gestão Florestal

Com a produção florestal pretende-se aumentar a oferta de matérias-primas florestais (material lenhoso, cortiça, resina, biomassa), através duma intervenção ativa e profissional e adoção de boas práticas na ótica duma gestão florestal sustentável.

A gestão profissional contribui para o aumento da produtividade, da orientação da produção para o mercado e da adoção de práticas culturais mais adequadas do ponto de vista técnico e ambiental.

No que respeita aos serviços de natureza ambiental, destaca-se o papel da floresta portuguesa enquanto sumidouro de carbono e a sua contribuição para a redução dos impactos locais e globais das emissões dos gases com efeitos de estufa e a sua função de proteção do solo e da água, em particular nas zonas de elevada suscetibilidade à desertificação e á erosão e contribuição para a preservação da biodiversidade e para a qualidade da paisagem. Na silvicultura, os objetivos de natureza ambiental e económica

Medidas de Apoio no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural – Continente PDR 2020 existem apoios destinados ao desenvolvimento das explorações agrícolas ou atividades conexas.

Medida 8. Proteção e Reabilitação de Povoamentos Florestais

Ação 8.1. Silvicultura Sustentável

Operação 8.1.1. Florestação de Terras Agrícolas e não Agrícolas

Operação 8.1.2. Instalação de Sistemas Agroflorestais

Operação 8.1.3. Prevenção da Floresta contra Agentes Bióticos e Abióticos

Operação 8.1.4. Restabelecimento da Floresta Afetada por Agentes Bióticos e Abióticos ou por Acontecimentos Catastróficos

Operação 8.1.5. Melhoria da Resiliência e do Valor Ambiental das Florestas

Operação 8.1.6. Melhoria do Valor Económico das Florestas

Ação 8.2. Gestão de Recursos Cinegéticos e Aquícolas

Operação 8.2.1. Gestão de Recursos cinegéticos

Operação 8.2.2. Gestão de Recursos Aquícolas

Para mais informação consultar, a título de exemplo: