Fertilização/Fertirrega

A Fertilização é a prática agrícola que consiste no fornecimento ao solo de adubos e/ou corretivos de modo a recuperar ou conservar a sua fertilidade, suprindo a carência de nutrientes e criando condições solo – planta favoráveis ao desenvolvimento das culturas vegetais.

A Fertirrega consiste na aplicação conjunta da água e dos elementos nutritivos, de acordo com as exigências das plantas.

A aplicação desta técnica, que se adequa tanto a culturas hortícolas como a culturas frutícolas e ornamentais, implica a recolha de elementos auxiliares tais como análises ao solo, à água e às plantas, de forma a melhor estabelecer um sistema integrado de nutrição vegetal.

As culturas só produzirão em pleno se tiverem disponíveis os vários nutrientes de que necessitam ao longo das várias fases do seu ciclo vegetativo. O solo é o principal meio em que as culturas crescem e onde vão buscar água e minerais; torna-se importante praticar uma fertilização racional evitando os excessos de nutrientes e corrigindo as carências de forma a proteger da poluição as águas superficiais e subterrâneas. Praticar a fertilização racional implica que o agricultor tenha conhecimento dos nutrientes necessários para a cultura, as quantidades mais adequadas, as melhores técnicas de aplicação e as épocas mais ajustadas; ou seja deve proceder à avaliação das necessidades de fertilização.

Medidas de Apoio aos agricultores no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural – Continente PDR 2020:

Apoios PDR 2020 

Medida 3. Valorização da Produção Agrícola

  • Ação 3.2. Investimento na Exploração Agrícola

Operação 3.2.1. Investimento na Exploração Agrícola

Operação 3.2.2. Pequenos Investimentos nas Explorações Agrícolas

Para mais informações pode consultar:

Para informação sobre o procedimento para colheita de amostras de solos ou partes da planta para análise pode consultar: