Certificação Florestal

A certificação florestal proporciona à produção florestal ferramentas no âmbito da qualidade e da aplicação de boas práticas de gestão florestal sustentável, com resultados positivos a nível da produção e comercialização das matérias-primas florestais.

A certificação florestal permite o reconhecimento pelos consumidores de que as matérias-primas florestais e produtos transformados a partir destas são obtidos através de uma gestão florestal adequada do ponto de vista técnico, ambiental e social.

A Entidade Nacional responsável pelo setor florestal é Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) onde pode consultar mais informação sobre o assunto: ICNF – Gestão Florestal

Ao nível da certificação florestal podemos referir, a título de exemplo, dois sistemas de certificação florestal: - Forest Stewardship Council (FSC) e o Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC)

Ligações úteis:

A certificação da Cadeia de Responsabilidade é realizada por entidades de certificação acreditadas que verificam a conformidade do sistema e contabilização do fluxo de madeira/cortiça ou outro produto de base florestal que é aplicado pelas empresas em conformidade com as Normas Internacionais de Cadeia de Responsabilidade do PEFC.

A certificação FSC assegura que os produtos provêm de florestas bem geridas que oferecem benefícios ambientais, sociais e económicos.
Proprietários e gestores florestais podem querer ser certificados pelo FSC para demonstrar que estão a gerir as suas florestas de forma responsável.
Ao longo da cadeia de valor de produtos de origem florestal, a certificação FSC proporciona vários benefícios tais como o acesso a novos mercados.